Check-up corporativo: o que é e como realizá-lo?

Check-up corporativo: o que é e como realizá-lo?
22 de janeiro de 2020 Dra. Nubia
Mulher entendendo a necessidade de check-up corporativo

Não há como negar: quando a saúde está em dia, os colaboradores da empresa têm mais chances de se desempenhar melhor no trabalho. Por isso o check-up corporativo é tão importante.

Portanto, a iniciativa de incentivar o check-up corporativo é uma boa prática para instituições que desejam crescer de forma sustentável, investindo no potencial e no bem-estar de cada  funcionário. 

Mas quais exames são indicados? Como implementar o check-up corporativo em minha empresa ou como levar a ideia aos gestores? Acompanhe neste artigo.

A importância do check-up corporativo. 

Grandes empresas públicas ou privadas têm como prática convocar os servidores para a realização de exames anuais, denominados PCMSO Programa de Controle Médico Ocupacional. 

A prática é importante para estimular a preservação da saúde de todos os colaboradores, a fim de zelar pelo bem-estar e pela prevenção de doenças. 

Além disso, as empresas também devem estimular a realização dos exames de check-up por parte de todos os funcionários, bem como alertá-los sobre a importância da preservação da saúde.

Algumas profissões, por exemplo, são mais suscetíveis a problemas como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), devido às atividades repetitivas dos colaboradores durante a jornada de trabalho, incluindo o uso rotineiro de computadores. 

Uma das principais causas de afastamento de funcionários por atividades repetitivas é a tendinite, uma inflamação do tendão que pode ser facilmente contornada por meio do check-up corporativo, mas que — se não identificada cedo e devidamente tratada — pode impactar em atestados médicos definitivos, exigindo que o profissional mude sua atividade na empresa. 

Diante desse cenário específico, é recomendável incluir no programa de saúde e periódicos a realização da ecografia músculo-esquelética nos punhos.

Para ter acesso a outros exames possíveis para o check-up dos colaboradores, confira a nossa lista de indicação abaixo!

Exames de check-up para mulheres

Abaixo de 40 anos 

De 40 a 50 anos

  • Ultrassonografia transvaginal
  • Ultrassonografia mamária
  • Ultrassonografia de abdome total
  • Ultrassonografia da tireoide com doppler
  • Mamografia digital

Mulheres acima de 50 anos

  • Densitometria óssea
  • Ultrassonografia transvaginal
  • Ultrassonografia mamária
  • Ultrassonografia de abdome total
  • Ultrassonografia da tireoide com doppler
  • Ultrassonografia de carótidas e vertebrais
  • Mamografia digital

Exames de check-up para homens

Até 50 anos

  • Ultrassonografia de abdome total
  • Ultrassonografia de próstata abdominal
  • Ultrassonografia da tireoide com doppler

Após os 50 anos

  • Densitometria óssea
  • Ultrassonografia de abdome total
  • Ultrassonografia de próstata abdominal
  • Ultrassonografia da tireoide com doppler
  • Ultrassonografia de carótidas e vertebrais

Os diferentes tipos de ultrassonografia são bastante solicitados pelos médicos — tanto para homens, como também para mulheres —, principalmente porque, de maneira geral, não causam dor e incômodo nos pacientes, além de serem totalmente seguros, não emitirem radiação e apresentarem resultados eficientes para o diagnóstico. 

Conheça as especialidades da Clínica Viver para o seu diagnóstico

Existem também outros exames laboratoriais e cardiológicos, essenciais para a realização completa do check-up. 

Como implementar o check-up corporativo em minha empresa?

A maioria das instituições já segue como padrão a solicitação de exames na admissão de um funcionário; no entanto, deixa de realizar este acompanhamento durante a jornada de trabalho ao longo do tempo.

Para assegurar a saúde dos funcionários de forma continuada, recomendamos a disponibilização de exames básicos, anualmente. De modo geral, a Clínica Viver propõe, em parceria, os exames de Ecografia Mamária, Ecografia Transvaginal e Mamografia Digital, para o público feminino; e, para o público masculino acima de 45 anos, a Ecografia de Abdome Inferior (Ecografia Prostática).

Para o acesso dos colaboradores a este benefício, é fundamental que a empresa conte com ações de comunicação interna, assumidas pelo time de Recursos Humanos, para a devida divulgação e incentivo.

Para solicitar um orçamento para a sua empresa, clique aqui e conte com a Clínica Viver para a saúde da sua organização.

Todos os exames listados ao longo deste artigo podem ser realizados na Clínica Viver. A depender da demanda, os resultados dos exames podem ser entregues na própria instituição, a fim de preservar a comodidade e não afetar a rotina de trabalho dos pacientes. 

Saiba mais:

6 vantagens de agendar seu exame na Clínica Viver

Não deixe de lado a saúde dos seus colaboradores. A realização de exames previne o surgimento de doenças recorrentes na rotina de trabalho, além de resultar em possíveis diagnósticos, cruciais para o sucesso de alguns tratamentos.